Passo a passo: Como criar conteúdo para seu negócio

#conteúdo#você#criar#assunto#passo#formato#importante#persona#melhor#possível


Na era do digital, conteúdo é rei, precisamos dele para se destacar nas redes sociais, motores de pesquisa e se tornar referência em nossas áreas.

Mas afinal por onde se começa a criar um bom conteúdo? Como fazer um bom conteúdo para os diferentes tipos de plataformas ?

Continue lendo que nas próximas linhas vamos responder todas essas perguntas

Ainda tem dúvidas do porquê é tão importante criar conteúdos? confira nosso blog post “Por que devo criar conteúdo ?”

Passo 1: Defina para quem vai criar o conteúdo

Para começar a criar um bom conteúdo, que gere resultados, você deve saber para quem está criando! Quem é o público alvo desse conteúdo e quem é a persona, desta forma será possível entender qual o melhor formato, qual o melhor canal e qual as melhores palavras ou comunicação para ser usada.


Passo 2: Defina como vai criar o conteúdo

Após saber quem é o público alvo do conteúdo fica mais fácil saber onde ele está (canal onde será colocado o conteúdo) e do que ele gosta (formato de conteúdo).

Escolha o canal e o formato certo para atingir a sua persona, tornando mais fácil que o conteúdo chegue até ela.


Passo 3: Defina o conteúdo

Agora é hora de construir uma pauta para o conteúdo, qual assunto será abordado?

É importante lembrar que deve ser um conteúdo que esteja relacionado ao seu nicho e que interesse a persona.


Passo 4: Pesquise

Tendo uma persona definida, um canal, o formato e o assunto principal é hora de começar os trabalhos…

Faça uma pesquisa detalhada do assunto escolhido, leia todos os blogs da primeira página do google e absorva o assunto, vá criando em sua cabeça ou onde preferir uma estrutura de como será o conteúdo ( tópicos e subtópicos)

É importante fazer essa pesquisa mesmo que você já domine o assunto,além de se tornar uma revisão é possível ver outras pessoas abordarem o assunto de diferentes formas.


Passo 5: Escreva o conteúdo

Agora que você tem o conteúdo fresco em sua cabeça e viu diferentes visões do mesmo assunto é hora de mostrar a sua visão.

Lembre-se é de suma importância que o conteúdo seja original e escrito com suas próprias palavras.

Mas antes de começar a escrever páginas e páginas é importante levar em consideração qual o canal e o formato escolhido.

Se o canal onde sua persona se encontra for uma rede social como o Instagram, seu texto deve ser o mais enxuto, curto e objetivo possível.

No linkedin ainda há um limite maior para escrever e é recomendado ter textos mais completos, mas ainda assim deve ser o mais objetivo possível e sempre que possível contando uma história para passar o conteúdo.

No twitter é totalmente o contrário, há pouquíssimo limite de caracteres, não é um local para criar grandes textos sobre um assunto e sim para apostar em interações com o público e com pessoas da sua área.

No Youtube ou outros canais de vídeo seu texto deve ser em formato de roteiro, com tudo que será abordado no vídeo  e até as ideias para cortes e edição.

O blog é o mais clássico e talvez mais fácil de ser feito, mas ainda assim é importante lembrar de ser o mais objetivo possível e entregar o melhor conteúdo que puder. Sempre aplicando técnicas de SEO para ser mais fácil encontrado pela persona.

Lembre-se que para todos os canais e formatos é essencial que o texto seja envolvente, cative a persona e a deixe interessada no assunto.

Passo 6:Faça o conteúdo

É aqui onde você transformará o texto em um formato de conteúdo, seja ele um post, vídeo, e-book, podcast, curso online, mentoria…

É importante caprichar na qualidade do conteúdo, sempre tentando entregar o melhor que puder e não esquecendo que as pessoas se atraem pelo que veem, então invista em um bom design para o post da rede social, para capa do vídeo ou qualquer que seja o formato escolhido.

Passo 7:Revise e edite  o conteúdo

Esse é o momento de você checar se no meio do seu blog ou post para rede social não há nenhum erro de português, se não quer mudar alguma palavra ou regravar alguma cena.

Essa é uma etapa essencial para entregar o melhor conteúdo, tenha capricho ao entregar para seu público, assim será possível criar um bom relacionamento com eles.

Nessa etapa você também pode e deve editar seu vídeo, melhorar a qualidade sonora do seu podcast ou diagramar da melhor forma seu ebook.

Penúltimo passo: Postar

Agora que fez o melhor conteúdo que conseguiu é hora de jogá-lo pro mundo e o apresentar para seu público, publique seu blog, poste em sua rede social ou compartilhe seu vídeo no youtube.

Aqui é importante lembrar que não basta só você postar seu conteúdo e esperar que ele seja visto. Compartilhe ele, utilize dos outros canais para chegar na sua audiência.

Último passo: Analisar

Publicar seu conteúdo não é a última etapa, depois de publicado ainda é necessário analisar se deu ou não certo e tentar entender por qual motivo deu certo ou não deu.

É nesse momento que você precisa criticar seu conteúdo e entender se ele realmente foi útil para sua persona.

Após ver com cuidado todos os pontos em que errou e todos os pontos que acertou, é hora de refazer tudo em um novo conteúdo, abordando um novo assunto. Sempre tentando melhorar a cada novo conteúdo.

Criar conteúdo para seu negócio não é tão difícil quanto parece, é necessário sim dedicação e tempo, principalmente no início quando você ainda não tem costume. Mas se por acaso você não possui esse tempo, indicamos buscar e contratar um profissional para realizar a criação de conteúdo para o seu negócio.

O importante é não ficar sem criar conteúdo para seu público, pois só assim eles encontrarão você e confiarão o seu negócio.



Gostou? Comente este artigo!

WhatsApp/Telefone:

+55 34 98403-1561

Processando
Sua mensagem foi enviada. Obrigado!
Prêmios e Reconhecimento
chame no whatsApp